quinta-feira, 5 de junho de 2008


TÂNTRA - A ARTE DE AMAR


A sexualidade é considerada uma arte e uma ciência tanto na Ìndia como no Nepal, Tibet, China e Japão.A filosofia tântrica foidesenvolvida por um povo chamado drávida, há mais de cinco mil anos,numa região que hoje é a Ìndia.

Era uma civilização agrícola, que não tinha religião, que não era guerreira, e cultuava a mulher como uma deusa por ela poder gerar vida, tornando-se assim sagrada. O tântra sendo matriarcal promovia o uso dos sentidos e era contrária a qualquer manifestação de preconceito ou repressão.

Nessa ocasião este tântra dividia-se em duas vertentes: o da mão direita que considera que cada ser humano possui em si todos os pressupostos que lhe possibilitam alcançar o auto conhecimento e atingir a felicidade; e o da mão esquerda: que diz que a energia sexual inerente a cada um aoinvés de ser reprimida, deve ser canalizada para todos os sectores davida, gerando disposição e felicidade.Assim este tantra expande-sealém das fronteiras indianas, propiciando o surgimento do budismo tântrico - que elimina o ritual sexual- que une práticas sexuais tântricas e princípios do taoísmo.

Esse mesmo tantra representa a expressão mais plena de nossa totalidade; é a partir dele que nós nos conhecemos em comunhão com o outro, com a arte, com a natureza e com a vida. Resgata-nos também a arte de sentir, de expressar, de compartilhar, e de amar...é uma integração do físico, do emocional,do mental, do energético, do psíquico e do espiritual elevando o ser a um potencial holístico.

Na cosmologia tântrica, a constituição básica é fundamentada por três forças inseparáveis e unidas numa única energia que as complementa chamada SHAKTI, que é energia intuitiva de sabedoria, reconhecendo a mulher como um ser divino.Podemos classificá-las assim:

1°) "BRAHMA", representa o nascimento, situa-se ao lado direito docorpo subtil, chamado de "PINGALA";

este canal controla o fluxo de energia solar, que é ardente, expansivo, agressivo, arrogante,patriarcal, lógico e convencional.

2°)"VISHNU", representa a manutenção da existência, situa-se do lado esquerdo do corpo subtil, chamado de "IDA";

este canal controla o fluxo de energia lunar, que é instintiva, matriarcal, não convencional, contrativa, submissa, modesta, e fluídica.

3°)"SHIVA", representa a transformação , a transmutação de força transcendente daquilo que é negativo em nós, é o canal que une os dois anteriores em num só na base da coluna, dando por desperta aKUNDALINI, chamado de "SUSHUMNA";

este canal controla a evolução espiritual, e dá-nos condições de contatarmos com outros níveis de percepção, levando a seus praticantes uma maior sensibilidade,leveza, saúde, bem-estar, desenvolvimento interior, paz,felicidade, amor, auto-reconhecimento e auto-realização.

Essa tríade pode ser comparada da seguinte forma no nosso corpofísico:

a) Brahma é a nossa comida...

b) Vishnu é a nossa bebida...

c) Shiva é a nossa energia vital...Suas consortes são respectivamente:

a) Saraswati...

b) Lakshmi...

c) Kali...(ou Durga, ou Parvathi, aspectos da MESMA deidade).

Portanto tântra é: filosofia, ciência, arte, estilo de vida, energia sexual, energia vital, manutenção das energias, consciência e criatividade (não é em espécie alguma, o acto sexual puramente dito,como é difundido por aí de uma forma irresponsável por algumas escolas, somente para chamar a atenção e angariar mais alunos).

Sendo assim, o tântra é ético, respeitoso, sempre valorizando a si mesmo e o outro, é espontâneo, natural.Existe um dizer muito sábio que diz o seguinte:

"A união do homem e da mulher é como a união do céu e da terra.

Édevido ao seu CORRETO acasalamento que o céu e a terra duram para sempre.

Os seres humanos esqueceram-se deste segredo e por isso tornaram-se mortais. Conhecendo-o, o caminho para a imortalidade está aberto.

"Shang-ku-san-tai"